Games Workshop é muito mais que um jogo, é um hobby envolvente. Diferentemente de assistir uma televisão ou ainda jogar em um computador, o Games Workshop remete o praticante ao desenvolvimento de muitas habilidades, tais como à arte de construir e colecionar através da montagem e acabamento das peças e personagens que compõem os kits e, posteriormente, um aperfeiçoamento de seu raciocínio lógico e estrategista através de um planejamento eficaz das ações de suas tropas.
Os jogadores do Games Workshop possuem uma grande quantidade de miniaturas, todas construídas e pintadas por si próprios, cujas batalhas são travadas em universos imaginários, estes também podendo ser construídos pelos praticantes.
Dentre os inúmeros aspectos a serem considerados nesta modalidade de jogos, podemos salientar alguns bastante relevantes:
Arte de colecionar ? A partir do momento em que o hobbista adquire sua primeira miniatura, este já estará automaticamente tornando-se um colecionador, porém esta coleção não se resume apenas a ter uma grande quantidade de peças, mas sim criar um poderoso exército de guerreiros para vencer seus amigos em inteligentíssimas batalhas sobre um campo de guerra. Neste sentido, a prática deste jogo fará com que o praticante busque sempre por novidades, ou seja, novos soldados, armas e veículos a fim de aperfeiçoar seu exército.
Arte de Pintar - A pintura de miniaturas é uma parte intrínseca do Hobby Games Workshop. Os praticantes investem uma parcela de tempo bastante considerável a fim de personalizar seus personagens. A constante prática à arte de pintar leva a uma perfeição tão grande que uma grande parte dos entusiastas deste hobby tornaram-se excelentes pintores na área de modelismo. Seguindo as referências contidas em cada kit, até mesmo os iniciantes conseguirão resultados de acabamento surpreendentes.
Arte da criação de cenários ? O aspecto de um campo de batalha é quase tão importante quanto das miniaturas. Os elementos de cenário representam um papel fundamental para as batalhas travadas na mesa, influindo visual e taticamente o desenrolar do jogo. Esta criação de cenários envolve desde a construção de simples colinas a elementos de cenografia extremamente detalhados.
A arte da estratégia - Os jogos de estratégia consistem em uma batalha onde se enfrentam exércitos de miniaturas sobre uma superfície como a de uma mesa de jogo, uma mesa comum ou mesmo o chão. Utilizam-se fitas métricas e réguas para calcular o movimento das tropas e o alcance das suas armas. Dados informativos complementares são constantemente checados a fim de se estipular a eficiência dos guerreiros ao disparar armas ou no combate corpo a corpo. A partir do momento onde um general de tropa conseguir o equilíbrio ideal entre cautela e ousadia de acordo com as situações de batalha apresentadas é onde se conseguirá a vitória.
Ir até a loja CULTZONE