>> Voltar a Entrada >> Enter to The Matrix!

Rap completa 3 décadas ocupando lugar de destaque no Grammy
Em um momento em que o ritmo volta ao seu auge
Fernando Mexía 2009-02-07
O rap completa este ano três décadas, em um momento em que o ritmo volta ao seu auge, convertido em um fenômeno de massas, como mostra a grande quantidade de indicações recebidas para a cerimônia do Grammy, que será realizada neste domingo.


Só um artista, Lil Wayne, recebeu oito indicações, o que revela que este é um gênero musical que nada deixa a desejar ao pop e ao rock.


O rapper obteve o maior número de indicação ao Grammy, considerado o Oscar da música, e surgiu como o grande protagonista da cerimônia, que será realizada em 8 de fevereiro em Los Angeles.


Seu álbum, "Tha Carter III", um sucesso comercial, com mais de 2,7 milhões de cópias vendidas em seis meses nos Estados Unidos, disputará o título absoluto de melhor disco de 2008 com "Viva la Vida or Death and all his friends", que concorrerá a sete prêmios.


Derivado do hip-hop, o rap se tornou um dos pilares fundamentais desse movimento social e cultural, que tomou forma nos anos 1970 e que tinha também como marcos de identidade o grafite, o break e o ritmo imposto pelos djs das boates da periferia de Nova York.


Nomes como Grandmaster Flash, Afrika Bambaataa e Kool Herc foram as referências do rap nos primórdios, e definiram o estilo de crônica social recitada que caracterizou o gênero até meados dos anos 1980.


Aos 26 anos, Lil Wayne possivelmente se consagrará no Grammy como novo "rei" do rap, um estilo musical quase desconhecido há três décadas, quando, em 1979, o grupo The Sugarhill Gang transformou a música "Rapper`s Delight" em sucesso de vendas.


A música foi considerada o primeiro grande sucesso comercial do rap, com mais de oito milhões de cópias vendidas, e serviu para apresentar a canção às massas.


Os resultados do The Sugarhill Gang demoraram a fazer efeito, no entanto, em termos de reconhecimento da indústria fonográfica dos Estados Unidos. Um exemplo disso é que somente em 1988 foi criada uma categoria específica de rap no Grammy.


Nesse ano foi concedido o prêmio de melhor apresentação de rap de 1987, que foi conquistado por DJ Jazzy Jeff (Jeff Townes) & The Fresh Prince (Will Smith, agora astro de Hollywood) pela interpretação da música "Parents just don`t understand".


Na época, o gênero já fazia sucesso pelas mãos de artistas como Schoolly D ou Ice T, e era conhecido como "gangsta rap" (derivado da palavra gângster), após ter sido criado no litoral oeste dos Estados Unidos.


Uma variedade de rap com letras violentas, alusões sexuais, drogas e armas que ficaria popular no final dos anos 1980 e 1990, e que criaria tanta atração entre grupos de jovens quanto animosidade entre os adultos.


Durante os últimos anos do século XX houve tensões entre os rappers das duas costas dos EUA, e vários artistas promissores do gênero, como Tupac Shakur ou Notorious BIG, morreriam em brigas.


Já ícones do momento, como Dr. Dre e Sean "Puff Daddy" Combs, seriam alçados à fama e se tornariam sucesso fonográfico.


Em meio a este cenário surgiu Eminem, um artista branco que, na década de 1990, romperia barreiras em um meio popularizado por rappers negros, o que ajudaria a aumentar a popularidade do gênero.


Este rapper, também conhecido como Slim Shady, chegou a fazer quatro filmes e conquistou, entre 1993 e 2003, nove Grammy, um prêmio que só criou as atuais categorias de música de hip-hop em 2004. EFE


G1




Anunciar na CULTZONE é muito fácil


Termo de Uso Não Obrigatório, apenas para fins legais    |   Anti-Política de Espionagem Protegendo a neutralidade da rede

101 Copyright © 2003-2005-2006-2007-2008-2009-2010-2011-2012-2019-2026 CULTZONEZai AGÊNCIA CRIATIVA.
Todos os Direitos Reservados CULTZONEGroup
Powered by CULTZONE WebSolutions
CULTZONE IT'S A TRADEMARK. DON'T COPY!

Read book