>> Voltar a Entrada >> Enter to The Matrix!

Fakebook censura estátua da Pequena Sereia em Copenhaga
Rede social afirmou inicialmente que o problema era a nudez retratada mas mudou a versão para uma questão de direitos de autor
Lusa 2016-01-11

O Facebook suprimiu a fotografia da conhecida estátua da Pequena Sereia, que representa a personagem do conto de Hans Christian Andersen e é um dos ícones da capital da Dinamarca, devido à nudez representada na obra.

Após ter censurado o famoso quadro de Gustave Courbet, intitulado A Origem do Mundo (L`origine du monde, no original), a rede social centrou agora a atenção na estátua situada num pequeno rochedo no porto de Copenhaga.

O Facebook bloqueou a fotografia publicada pela política dinamarquesa Mette Gjerskov por conter "uma conotação sexual". Gjerskov considerou "estúpida" a decisão, que a impede, por exemplo, de partilhar no seu blogue uma fotografia que constitui um dos símbolos do reino da Dinamarca.

"Não posso fazer publicidade (à estátua) no meu blogue por causa de uma restrição estúpida. Nunca pensei que um dos nossos tesouros nacionais pudesse ser classificado no mesmo nível que a pornografia infantil ou outro género de abominação", criticou.

A rede social criada por Mark Zuckerberg já respondeu às críticas, indicando que, afinal, não se trata de um problema de nudez mas sim de direitos de autor. Para o Facebook, não pode nem deve ser publicada nenhuma foto da estátua sem que se pague direitos de autor aos herdeiros do artista que a criou, Edvard Eriksen. No entanto, o Facebook não comentou o facto de a estátua ser monumento público.

Em 2015, o Facebook apresentou novos critérios sobre o que não pode ser partilhado na rede social para "evitar confusões". Na ocasião, a rede social declarou que restringia a nudez uma vez que "alguns públicos da comunidade global" podem ser "sensíveis a este tipo de conteúdos", reafirmando que fotografias de seios femininos irão continuar interditas.




publico.pt




Anunciar na CULTZONE é muito fácil


Termo de Uso Não Obrigatório, apenas para fins legais    |   Anti-Política de Espionagem Protegendo a neutralidade da rede

101 Copyright © 2003-2005-2006-2007-2008-2009-2010-2011-2012-2019-2026 CULTZONEZai AGÊNCIA CRIATIVA.
Todos os Direitos Reservados CULTZONEGroup
Powered by CULTZONE WebSolutions
CULTZONE IT'S A TRADEMARK. DON'T COPY!

Read book