>> Voltar a Entrada >> Enter to The Matrix!

Exposições da Gibicon de Curitiba
Já Tem Exposição Aberta
Marillyn Damazio 2012-10-18

Pessoal leitor do Cultzone que está ardendo de curiosidade a respeito de como será a Gibicon de Curitiba pode ficar tranquilo, pois iremos fazer uma cobertura especial do evento que acontece oficialmente de 25 a 28 de outubro de 2012. Porém, já tem exposição aberta no Paço da Liberdade de Quadrinhos Russos.

Confiram a programação de exposições abaixo:

Dia 16 de outubro

Sesc Paço da Liberdade

19h - Abertura da Exposição: Quadrinhos Russos

 Dia 23 de Outubro

Jokers

20h - Abertura da Exposição: Charges, Tiras e Cartuns Curitibanos - Solda, Pryscila, Marco Jacobsen, Benett,Tiago Recchia, Oswaldo Miranda

 Dia 24 de outubro

Goethe

18h - Abertura da Exposição - Jornalismo em Quadrinhos - Cartoon Movement -  Augusto Paim/ Gonçalo Junior/ Erico Assis

Aliança Francesa

19:30h Abertura Exposição - HQ na TERRA DA BD -  Ricardo Manhães, André Diniz, Ana Koheler, José Aguiar

Dia 25 de outubro

Solar do Barão

19h - Abertura Oficial da Gibicon e das exposições:

30 anos de Gibiteca

Tesouros da Grafipar

Tesouros da Gibiteca

Homenagem a Sergio Bonelli

Tanino Liberatore em Curitiba

 O Mundo de Haarman - Fragmentos da obra de Isabel Kreitz

 Comics on Top

 Quadrinhos Curitibanos 2012

Segue uma breve apresentação de cada exposição.

30 ANOS DA GIBITECA, no Solar do Barão

Retrospectiva da história da Gibiteca de Curitiba, a primeira da América Latina pensada como um espaço para fomentar a arte dos quadrinhos. Mais que uma recapitulação de seus principais momentos em todas as suas diferentes sedes, essa exposição é um apanhado dos principais eventos fomentados pela Gibiteca de Curitiba e dos artistas que fizeram dela um dos espaços culturais mais influentes da cidade.

 A mostra pode ser visitada no Museu da Fotografia, no Solar do Barão. De 25 de outubro a 11 de novembro de 2012.

CARTOON MOVEMENT -  O mundo através dop jornalismo em quadrinhos, na Fábrika

Coletiva de artistas de diversos países que fazem jornalismo em quadrinhos. Desde dezembro de 2010, o portal Cartoon Movement publica reportagens em quadrinhos sobre temas de relevância internacional. Em menos de dois anos de existência, já foram publicados na internet, em inglês, em torno de 40 trabalhos, sobre o Congo, o Haiti, o Afeganistão, o Rio de Janeiro, os Estados Unidos, e muitos outros. São quadrinhos de diversos estilos e formatos, do convencional ao hipertexto, com um elo comum: todos são jornalismo puro! A exposição estará no Goethe-Institut, no espaço Fábrika.

CHARGES TIRAS E CARTUNS CURITIBANOS, no Jokers

Uma exposição de alguns dos maiores nomes das charges e cartuns de Curitiba. Entre eles: Pryscila Vieira, Solda. Tiago Recchia, Benett, Miran e Marco Jacobsen.

COMICS ON TOP, no Solar do Barão

Mostra coletiva de cinco aristas que publicam no mercado norte-americano de quadrinhos: Joe Bennett (Homem-Aranha, Gavião Negro, Liga da Justiça, Exterminador), Renato Guedes (Smallville, Superman, Wolverine), Carlos Magno (Contagem Regressiva, Transformers, Planeta dos Macacos), Eduardo Risso (Batman, Homem do Espaço, 100 Balas), Ibraim Roberson (X-men Sombrios, Guia de Sobrevivência a Zumbis em Quadrinhos, Mulher-Gato) e Rod Reis (Lanterna Verde, Aquaman, Asa Noturna).

Esta exposição vai acontecer no ultimo piso do Solar do Barão, de 25 de outubro a 25 de novembro de 2012.

HQ NA TERRA DA BD, na Fábrika

Durante a última década aumentou o fluxo de artistas brasileiros com representatividade no concorrido mercado europeu de quadrinhos. A França, em particular, é reconhecida mundialmente como a capital dos quadrinhos autorais e tem iniciado um diálogo cada vez mais intenso com os autores brasileiros. Esta mostra conta com reproduções de trabalhos de Ana Luiza Koehler, André Diniz, Marcello Quintanilha, Marcelo Lelis, Wander Antunes e José Aguiar publicados recentemente por diversas editoras francesas.

A visitação dessa mostra é na unidade da Aliança Francesa do espaço Fábrika.

HOMENAGEM Á SERGIO BONELLI

A GIBICON apresenta uma série de atividades em homenagem a Sergio Bonelli, com exposições, convidados, debate, e a exibição de um documentário inédito dedicado ao editor. A exposição nasceu logo após a morte de Sergio Bonelli em 2011. Diversos artistas ainda comovidos pela fatalidade dedicaram uma arte ao grande editor de quadrinhos italiano. Também temos fotos de Sergio Bonelli nos anos 70 visitando a Amazônia, lugar que o inspirou a criação de Mister No. Junto à exposição temos a presença de três dos maiores nomes da Editora italiana, o roteirista de Zagor, Moreno Burattini, o desenhista histórico de Mister No, Roberto Diso e um dos grandes desenhistas de TEX, Fabio Civitelli.  Na programação temos ainda um debate sobre os personagens, uma mesa redonda em homenagem ao Sergio Bonelli com a presença dos convidados italianos, o tradutor dos títulos Bonelli no Brasil, Julio Schneider e o editor chefe da Mauricio de Souza Produções, Sidney Gusman. A mostra estará no Solar do Barão, de 25 de outubro a dia 25 de novembro de 2012.

O MUNDO DE HAARMAN - Fragmentos da obra de Isabel Kreitz, no Solar do Barão

Exposição da artista alemã Isabel Kreitz, em uma mostra que reúne páginas de um livro inédito no Brasil de uma das mais influentes quadrinista alemã da atualidade que, com seu traço realista, aborda temas históricos de seu país. Nesta obra em particular, trata da vida de Fritz Haarman, o maior serial killer da história Alemanha.

A mostra estará no Bloco C do Solar do Barão, de 25 de outubro a 25 de novembro de 2012.

QUADRINHOS RUSSOS, no Paço da Liberdade

A cultura russa tem uma forte manifestação nas artes visuais, no cartasismo, no teatro e no cinema, sem falar, é claro, na literatura, na música e no balé. Mas as histórias em quadrinhos, mesmo que dialogando fortemente com diversas dessas artes, não parecem existir na Rússia. Isso aconteceu pelo interrupção da pesquisa estética com as HQs por uma proibição do governo comunista. Sendo herdeiro de uma tradição muito diferente da do quadrinho ocidental e oriental, baseando em impressões artesanais, passando pelo futurismo, a HQ russa vive um período de resgate, aliando esse passado com os comics e mangás. E nada melhor para iniciar-se nesse mundo das histórias em quadrinhos russas do que uma exposição com 70 obras de diversos artistas (Askold Akishin, Egoroff, Lumbricus, Komardin, Surzenzo entre outros). Essa mesma exposição já esteve na Grécia e nos Estados Unidos, e agora estará aberta para visitação no SESC Paço da Liberdade. De 16 de outubro a  18 de novembro de 2012.

QUADRINHOS CURITIBANOS, no Solar do Barão

Curitiba pode não ter uma editora especializada em quadrinhos, mas possui uma variada produção local, que vai dos artistas independentes e que publicam na internet aos publicados em editoras de outros estados ou nos periódicos locais. Esta mostra reúne trabalhos atuais de alguns dos mais representativos autores em atividade.

A exposição pode ser visitada no Bloco C do Solar do Barão, de 25 de outubro a 25 de novembro de 2012.

TANINO LIBERATORE EM CURITIBA, no Solar do Barão

Coletânea de trabalhos do grande artista Italiano, organizada por ele mesmo. Liberatore já publicou nas revistas Heavy Metal e Metal Hurlant, e é uma referência para a HQ underground. Ficou conhecido no mundo todo pelo personagem Ranxerox.

 A exposição abrirá para visitação no Solar do Barão, no dia 25 de outubro e permanecerá até 25 de novembro de 2012.

TESOUROS DA GIBITECA, no Solar do Barão

Em seus 30 anos de existência, a Gibiteca sempre foi mais que uma biblioteca especializada em HQs. Por meio de seus cursos, reuniu grandes profissionais e fomentou  pelo menos três gerações de artistas, que vão desde quadrinistas reconhecidos no Brasil e no exterior, artistas plásticos, até publicitários e professores de artes. A mostra reúne alguns desses artistas que foram alunos ou professores da Gibiteca. São eles o seu maior tesouro e a prova da sua importância como celeiro de talentos não só de Curitiba, mas do Brasil.

A exposição estará no Museu da Fotografia, no Solar do Barão, de 25 de outubro a 11 de novembro de 2012.

TESOUROS DA GRAFIPAR, no Solar do Barão

Mostra coletiva de de artistas da pioneira editora curitibana Grafipar, que operou entre 1977 e 1984, que conta com revistas da época, reproduções de obras originais de grandes mestres como Claudio Seto, Flavio Colin, Mozart Couto, Julio Shimamoto, Franco de Rosa, Gustavo Machado, Rodval Matias, Watson Portela, Rettamozo, Rogério Dias, Fernando Ikoma, Alice Ruiz, Paulo Leminski, Nelson Padrela, Paulo Nery, Eros Maichrowicz, entre outros.

 A exposição está disponível para visitação no Museu da Gravura, no Solar do Barão, entre 25 de outubro a 25 de novembro de 2012.

Saiba mais acessando o site em http://gibicon.com.br/. 

Comente essas e outras notícias mandando e-mails para mary@cultzone.com.br


CULTZONE




Anunciar na CULTZONE é muito fácil


Termo de Uso Não Obrigatório, apenas para fins legais    |   Anti-Política de Espionagem Protegendo a neutralidade da rede

101 Copyright © 2003-2005-2006-2007-2008-2009-2010-2011-2012-2019-2026 CULTZONEZai AGÊNCIA CRIATIVA.
Todos os Direitos Reservados CULTZONEGroup
Powered by CULTZONE WebSolutions
CULTZONE IT'S A TRADEMARK. DON'T COPY!

Read book