>> Voltar a Home >> Enter to The Matrix!

EDITORIAL MARÇO 2009
Nós declaramos a morte dos DVDs
Henrique Drovandi 2009-03-05
É com grande pesar que anunciamos a morte do mercado de DVDs. Foi atestado o óbito neste mês março de 2009. A causa mortis ainda é desconhecida, mas existem várias suspeitas. Vejam elas:

O download via internet
Hoje todas as pessoas que estão nas classes AB e C possuem algum tipo de conexão de banda larga. Até mesmo a D está entrando na conexão rápida. Então baixar um filme via torrent é muito fácil. E lá se vão os direitos autorais.

Camelôs do Centrão
Em todas as grandes capitais brasileiras nós vemos os tipicos camelôs do centrão, que ficam correndo pra lá e pra cá com suas trouxas abarrotadas de CDs e DVDs que compraram de algum chinês. E o mais interessante... este mercado dá muito lucro. Quando um otário compra o DVD copiado por dez mangos, não sabe ele, que isto custou apenas cinquentas cents para o vendedor alternativo. O lucro maior do que qualquer atividade licita e regulamentada. Por isso os camelos correm tanto... porque se arriscam mas tem um lucro exorbitante. E toda vez que a policia ou os fiscais apreendem o material, a população fica revoltada com a atitude. "Porque não deixam o trabalhador em paz?" ou "Porque não vão procurar bandido?" gritam. Oras, pegar quem vende produtos ilegais ou piratas ou alternativos não faz parte do combate ao ilegal também? Se vc fosse criador de um software, que foi desenvolvido com seus custos de sua empresa e depois alguém comercializasse isso sem te pagar nada, como vc ficaria? Coloque no lugar da palavra software qualquer coisa, livros, filmes, peças, quadros, música, quadrinhos etc... E o mais interessante é quem compra os artigos piratas não se sente ameaçado. Enfim, o problema é tão complexo que até o diretor da Microsoft veio ao Brasil pra conhecer a pirataria na Sta Ifigênia. Estamos exportando conceitos. Este problema atinge mais as classes CD e E. E até algums malandros da AB que querem economizar. Isto não ocorre por causa da pobreza. Quem é pobre realmente não compra 10 DVDs piratas para assistir no aparelho de casa com TV de plasma.

Capitalismo em queda
Com a queda de grandes corporações, a falta de crédito e outras cositas más, devido a crise, os DVDs vão sofrer duros cortes de divulgação, lançamentos e promoção mundial. Isto afeta principalmente grandes produtoras como a FOX, Universal e Warner. No mês, passado anunciamos os cortes da Warner para divisão Mad Comics. Isto afetará drásticamente o setor de audiovisual. Para se ter uma idéia como está feia a coisa em relação aos DVDs, grandes atacadistas que atuaram vários anos neste mercado estão fechando as portas. Demitiram, pararam de comprar, não atualizam seus estoques, não compram os lançamentos e principalmente não conseguem vendem para o consumidor. Decadência total.

Falta de cultura de respeito
Ninguém respeita muito a arte. Arte sempre foi um coisa de vagabundo. Quando vc diz para alguém que é artista, músico, poeta ou ator, alguém sempre pergunta "mas vc não tem emprego?". Então porque respeitar os direitos do autor se ele é um vagabundo. Isto está arraigado no insconsciente de nossa população e serão necessários vários séculos para isto mudar.

Anarquismo
É como se fosse uma revanche. Nós somos pobres e sofridos e vcs que produzem os DVDs são grandes e multimilionários. Vamos comprar DVDs piratas para gerar algum prejuízo para vcs e ficar rindo da sua cara... é algo tipo assim marxismo de revanche. A luta contra a propriedade privada e outras singelas teorias.

Afrouxamento moral
Com o passar das gerações, algumas coisas foram se tornando obsoletas. Por exemplo, ninguém é obrigado a nada. Então não preciso respeitar ninguém. Então posso sair atropelando a tudo e a todos. Acontece muito hoje em dia. Não se pode confiar em ninguém mais apenas pelo "fio do bigode". Com este alargamento moral, muitas coisas antes ilícitas, hoje podem ser consideradas "normais" como fumar uma maconha, roubar recursos públicos, etc. Com tantos problemas na sociedade, quem vai ligar se eu comprar meu DVDzinho pirata?

Consequências da morte do DVD
A Sony bem que tentou emplacar o Blu-Ray, mas não vai ter jeito. Com um mercado desaquecido e em decadência, quem comprar um tocador de blu-Ray para deixar o japonês com emprego? ??? Todo mundo vai continuar com seus aparelhos de DVD pelo menos até 2010 quando a crise deixará de ser um fantasma. Até surgirão novos serviços, como download pago por filmes, games etc... Ou até mesmo a locação virtual, onde vc fica com um horário limitado para assistir determinado filme que escolher por certo valor.

Milhares de empregos cortados
Quem trabalhava no setor já vinha sentindo a crise a muito tempo. Com efeito, a Associação Brasileira de Produtores de Disco (ABPD) informa, em números que são bastante críveis, que a pirataria no setor fonográfico, no período de 1997 a 2005 representou no Brasil, entre outras coisas, a queda de 50% dos postos de trabalho diretos, menos 50% de artistas contratados, 3.500 pontos de vendas fechados, queda de 44% de lançamento de produtos, perda de arrecadação em impostos da ordem de R$ 500.000.000,00 (quinhentos milhões de reais) anuais (somente em ICMS, PIS e Confins), 80.000 (oitenta mil) empregos perdidos no setor. Preciso falar mais alguma coisa??!!!


GM THE REVENGE OF FALLEN
Os americanos estão em decadência. Depois de várias décadas no poder, eles caem feio. São muitos bancos quebrados. Muitas organizações que representavam `the american way of life` estão indo para o saco. Agora pouco foi anunciado que falência da GM é inevitável. Será que os americanos vão sobreviver a esta crise? Ou cairão no esquecimento como aconteceu com os romanos? Já pensou o inglês se tornar uma língua morta? Estudar mitologia americana? Estou pensando seriamente em mudar o nome da CULTZONE para Huang Xing Zone ou qualquer coisa do gênero. O pior de tudo, é com o filme Transformers The Revenge of Fallen, que estreará em julho, quando não haverá mais GM... Porque todos os carros do filme são da General Motors!!!!! Incrível. Um filme que vai estrear para divulgar uma marca que não existe mais... São as atrocidades do capitalismo. O que será de Bumblebee sem sua montadora. Vão faltar peças de reposição para os Autobots e finalmente os vilões vão vencer? Não sei, pois este capítulo ainda foi escrito. Vamos aguardar os roteiristas da crise. De repente, se os Autobots conseguirem crédito, eles podem ir até a OPEL.

KIT CRISE
Para vc que anda muito preocupado com os efeitos da crise sobre os empregos, não se aflija. Seus problemas acabaram. A CULTZONE está lançando um revolucionário produto para VOCÊ. É pacote de produtos para evitar dores de cabeça indesejáveis:
- uma hipoteca do WaMu;
- um fundo de investimentos Madoff;
- um pacote de ações Dow Jones;
- uma conta no Citi;
- um seguro AIG;
- uma picape GM;
- uma poupança no Banco Stanford (ou é Satanford);
- um jato executivo da Embraer;
- a última edição mensal da MAD;


Aquele abraço

Henrique Drovandi - E-Mail

Diretor & Editor


Pensamento profundo de Alfred E. Neuman
?O mundo só é bom porque é uma bola, pois se fossem duas seria um saco."

CULTZONE





Anunciar na CULTZONE é muito fácil


Termo de Uso Não Obrigatório, apenas para fins legais    |   Anti-Política de Espionagem Protegendo a neutralidade da rede

101 Copyright © 2003-2005-2006-2007-2008-2009-2010-2011-2012-2019-2026 CULTZONEZai AGÊNCIA CRIATIVA.
Todos os Direitos Reservados CULTZONEGroup
Powered by CULTZONE WebSolutions
CULTZONE IT'S A TRADEMARK. DON'T COPY!

Read book